5 Sinais que seu Trabalho pode ser Tóxico

27/10/2022

Os 5 sinais que seu local de trabalho é tóxico.

Um local de trabalho tóxico pode ser prejudicial à saúde mental e física dos colaboradores. Em um relatório de Vivek Murthy, cirurgião geral dos EUA, "Os trabalhadores gerenciam o estresse diário que afeta sua saúde e desempenho organizacional", divulgado por seu escritório na semana passada, esses diversos estressores surgem por vários motivos, entre eles cargas de trabalho pesadas, longos deslocamentos, horários imprevisíveis, autonomia limitada, longas horas de trabalho, vários empregos, baixos salários e uma variedade de outros desafios relacionados ao trabalho, além de responsabilidades fora do local de trabalho.

Em outra uma pesquisa americana em 2018, 46% dos colaboradores disseram ter problemas para se concentrar no trabalho. Esse número já parece alto o suficiente para justificar preocupação, mas no ano passado, 2021, subiu para 71%, continuando a subir mesmo com a diminuição dos medos da pandemia e do distanciamento social.

Com estes dois relatórios em períodos diferentes foi possível identificar cinco grandes problemas que mais frequentemente levam os colaboradores a descrever seus locais de trabalho como "'tóxicos': desrespeitoso, não inclusivo, antiético, cruel e abusivo. Vejamos eles:

1. Os colaboradores podem ser agredidos ou assediados verbalmente.

Esta colocação soa ruim e é deprimentemente. Em uma pesquisa citada no relatório, 30% dos colaboradores relataram ter sido assediados, agredidos verbalmente ou até fisicamente agredidos por alguém dentro de sua organização ou alguém de fora, como um cliente. É evidente que aquela sensação de que estamos constantemente sob a ameaça de uma bronca - para não mencionar a violência física - adiciona estresse desnecessário a qualquer ambiente de trabalho.

Se as pessoas gritam umas com as outras em seu local de trabalho, se é comum ver alguém chorando em sua mesa e se os colaboradores não se sentem física e psicologicamente seguros, seu local de trabalho é tóxico da pior maneira possível. Se você é o líder, esses perigos devem ser tratados imediatamente, porque você simplesmente não pode criar um local de trabalho saudável e que funcione bem se as pessoas nele estiverem com medo o tempo todo.

Qualquer pessoa que maltrate seus colaboradores, de qualquer forma, deveria ser afastados da organização, independente se é colaborador ou um cliente valioso.E se você está em um local de trabalho onde pode ser agredido, você deve pensar em sair deste local o mais rápido possível. Para bem de sua saúde.

2. Os colaboradores não são amigos uns dos outros.

Não costumamos considerar amizades no trabalho ou nos sentirmos parte de uma equipe quando pensamos em coisas como esgotamento ou locais de trabalho tóxicos. Mas devemos. Muitos especialistas dizem que são os relacionamentos que formamos no trabalho que fazem a diferença entre um trabalho que amamos e um que simplesmente toleramos. Além disso, pesquisas mostram consistentemente que um senso de conexão é importantíssimo a saúde e até longevidade das pessoas.

Se as pessoas em seu local de trabalho não passam tempo juntas fora do trabalho, não se conhecem bem e não parecem gostar da companhia umas das outras, isso é uma bandeira de alerta identificando um local de trabalho tóxico.

Se um empregador, criar um ambiente onde as pessoas se sintam conectadas umas com as outras deve estar entre suas principais prioridades. Comece analisando de que você não está fazendo nada para prejudicar os relacionamentos dos funcionários, como empurrá-los para uma competição intensa uns com os outros ou encorajá-los a guardar segredos uns dos outros. Além disso, invista tempo e esforço para criar eventos de "TeamBuilding. Dias de voluntariado, passeios e festas da empresa podem parecer piegas, mas todas essas coisas ajudam os colaboradores a se conhecerem como pessoas. E a formação de equipes é especialmente importante se alguns ou todos os seus colaboradores trabalharem remotamente em tempo integral. Mesmo que alguns deles morem longe, vale a pena o esforço e as despesas para reuni-los pessoalmente quando puder.

3. Os colaboradores têm pouco a dizer sobre quando, onde ou como fazem seu trabalho.

O equilíbrio entre vida profissional e pessoal é mais do que apenas quantas horas você passa no trabalho. Trata-se também de ter autonomia para decidir como, quando e onde fazer seu trabalho - e desviar sua atenção completamente do trabalho quando estiver fora do expediente.

Ter algum controle sobre seus próprios horários de trabalho, a opção de trabalhar em casa pelo menos parte do tempo e a flexibilidade para melhor adequar seu trabalho às suas obrigações de vida (por exemplo, fazer algum trabalho à noite depois que as crianças estão na cama) todos contribuem para uma vida profissional saudável e solidária. Isso também significa que os colaboradores não recebem mensagens relacionadas ao trabalho durante seus horários de folga ou sabem que podem ignorar essas mensagens com segurança até que voltem ao trabalho. E isso significa que os colaboradores se sentem no direito de tirar férias (ou outra folga, conforme necessário) e que não sentem que devem "fazer check-in" durante o tempo fora.

4. Os colaboradores não conhecem seu próprio valor.

Ser valorizado no trabalho começa com o pagamento de um salário digno. "O estresse financeiro e as preocupações com dinheiro têm um impacto severo na saúde mental", observa o relatório do cirurgião americano. Pagar aos colaboradores o suficiente para viver com conforto razoável onde quer que sua empresa esteja localizada não é apenas importante para o bem-estar deles, é uma ideia muito boa em um mercado de trabalho onde muitos empregos ainda estão perseguindo poucos colaboradores qualificados, uma situação que pode continuar mesmo quando a economia enfraquece, devido às tendências demográficas.

Além disso, recomenda o relatório, as pessoas devem ter oportunidades de participar das decisões no local de trabalho, especialmente aquelas que afetam seus empregos seus resultados, e devem receber reconhecimento e reconhecimento por seus esforços.

Tão importante quanto o reconhecimento, os colaboradores precisam saber como seus esforços individuais se relacionam com a missão e os objetivos gerais da organização. Um senso de propósito compartilhado "atribui mais significado ao trabalho, gera orgulho e alimenta a motivação ao mesmo tempo em que reduz o estresse", explica o relatório. Como empregador, você pode não pensar em conversar com os colaboradores sobre como o trabalho específico deles impulsiona a organização e, se for um funcionário, talvez não queira perguntar. Mas essa compreensão é importante para o bem-estar dos colaboradores no local de trabalho e também os ajudará a fazer melhor seu trabalho.

5. Os colaboradores não têm oportunidade de crescer.

Esta última característica de um local de trabalho insalubre pode não ter uma conexão óbvia com o equilíbrio entre vida profissional e pessoal ou esgotamento. Mas isso acontece porque todos precisamos sentir que estamos trabalhando para algo - progressão na carreira, maior conhecimento, mais responsabilidade ou a oportunidade de enfrentar novos desafios e aprender coisas novas. Aprendizagem e realização são necessidades humanas.

Isso significa que, se os colaboradores não tiverem um plano de carreira claro para cima dentro de sua organização, eles devem sair? Claro que não. Em pequenas empresas, pode ser difícil oferecer oportunidades de progresso para todos. Mas todos os colaboradores devem ter a chance de aprender se quiserem, seja por meio de treinamento para diferentes funções, reembolso de mensalidades ou oportunidades para assumir novos projetos. E quando eles atingirem todo o seu potencial em sua organização, um empregador sábio deve incentivá-los ou até mesmo ajudá-los a encontrar suas próximas oportunidades em outro lugar. Fazer isso pode se pagar em uma vida inteira de boa vontade e referências.

Depois de analisar o texto acima como está seu ambiente de trabalho? O que você pode fazer para melhorar este ambiente?

Texto referência: Career self-care: Find your happiness, success, and fulfillment at work de by Minda Zetlin