PRECISO DIFUNDIR NA EMPRESA A VISÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL. COMO FAÇO?

24/03/2021

JÁ PENSOU EM TER UM BUSINESS PARTNER DE RH?

Este é o profissional que aprofundará a visão e a compreensão do negócio por parte do RH, tornando-o ainda mais estratégico para a organização. A falta dessa visão do que é e como funciona o negócio pode limitar as ações do RH em uma empresa em expansão. Em diversos casos, o setor se vê preso às atividades mais técnicas, mais operacionais da área, dando uma contribuição aquém para os objetivos da empresa.

Tendo a definição acima, o Business Partner exerce o papel de aproximar as áreas de negócios e setor de RH. O profissional auxilia na incorporação dos planos empresariais e na análise das demandas, como a necessidades de recrutar colaboradores, de qualificar os quadros profissionais, de melhorar a motivação etc.

Como consultor interno este profissional será o encarregado de levar feedbacks para os gestores, que, com o retorno, poderão aprimorar o planejamento. Assim, ocorre a mediação das demandas das partes interessadas, evitando o surgimento de burburinhos e conflitos.

Ter um profissional nesta função representa um maior alinhamento entre os objetivos, metas, estratégias e ações gerais e setoriais. Pode ser um diferencial para o crescimento da empresa.

A formação do profissional de Business Partner não se vincula a uma única área do conhecimento. Podemos encontrar administradores, psicólogos, analistas de RH e outros profissionais migrarem para essa função de consultoria interna. No entanto, é sempre importante que o candidato tenha experiência em atividades ligadas à Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, pois estará presente e exercerá influência sobre essas áreas de atuação.

O que se vê na prática das grandes organizações é realizar a migração de profissionais do RH, selecionados após uma profunda análise de resultados de assessment de perfil comportamental, motivadores e atributos, e com auxílio de um curso de imersão nas áreas do negócio, onde exercerá sua atividade. De todo modo, o mais importante é que o BP tenha certos atributos que possam ser desenvolvidos ou expandidos. Entre eles podemos citar:

  • entender com profundidade o negócio da empresa;
  • conhecer muito bem o funcionamento e os subsistemas de RH;
  • dominar as técnicas de treinamento e desenvolvimento;
  • saber lidar com indicadores e métricas, transformando-os em informações úteis para a tomada de decisões.

Por outro lado, é desejável que o profissional obtenha uma Certificações em áreas que o ajudarão na sua relação organizacional, tipo: Análise de perfis, Técnicas de Recrutamento e Seleção e Coach, diante da relevância dessa atividade para os resultados do RH.

Sendo a função do Business Partner de RH essencialmente generalista, as bases de conhecimento e habilidades desse profissional dizem respeito aos elementos comuns e aos pontos críticos das áreas de RH e Gestão de Pessoas, bem como ao entendimento da relação entre essas atividades.

Em resumo, o conhecimento do todo é diferente da compreensão de cada uma das partes individualmente. Uma coisa é ser expert em técnicas de recrutamento, avaliação de desenvolvimento ou desenvolvimento, enquanto outra é conhecer os três processos entendo as suas interrelações e impactos.

Aqui podemos afirmar que este profissional precisa desenvolver um certo conjunto de habilidades gerais para atender às exigências da função, sendo as principais:

Saber planejar: Traçar planos que integrem o RH com as demais áreas de negócios da organização, é uma habilidade essencial ao Business Partner, pois aqui é que os ganhos para todos se iniciam.

Ser um bom executor: Depois de elaborar estratégias, esse profissional precisa ser um bom executor desses planos para tirá-los do papel. Falamos em saber definir, priorizar ações e etapas necessárias para concretizá-las.

Capacidade de antecipar riscos: Conseguir mapear situações que possam comprometer a estratégia e resultado da empresa é mais uma capacidade que este profissional deve ter desenvolvido.

Saber manter bons relacionamentos: Aqui está uma habilidade que faz a diferença, saber se relacionar adequadamente com diferentes públicos, como colaboradores, gestores e investidores. Como sua tarefa principal será atuar como elo entre áreas diversas da organização, é exigido ao máximo a capacidade de comunicar-se de forma clara, efetiva com todas.

Saber mediar interesses: Sendo as demandas organizacionais conflitantes em algumas situações, o profissional deve assumir o papel de negociar com as partes interessadas e buscar as melhores soluções do momento para que o objetivo raiz aconteça como planejado.

Saber se relacionar com posições de liderança: Tendo este profissional não só orientar equipes, mas como também manter relações com posições de liderança, é importante ter conhecimento do impacto de sua responsabilidade na organização para que não ultrapasse limites definidos para sua função. Lembro que este profissional é um agente de cooperação, não um gerar de problema.

Como esta função ainda é desconhecida de muitas organizações existe uma indefinição quanto às reais funções do Business Partner, que se refletem na remuneração de mercado. Porque, sem um conhecimento sobre seu papel, cada organização define o seu nível salarial com base nas responsabilidades atribuída. Dificultando ainda a definição de uma remuneração, este profissional poderá atuar em um único estabelecimento ou coordenar grupos em diferentes polos.

Algumas dúvidas pertinentes são passadas para nós sobre as principais responsabilidades destes profissionais, e temos uma visão que são:

  • Trabalhar como um consultor da alta administração, levando informações para auxiliar na tomada de decisões;
  • Atuar como elo entre gestores e equipes de diferentes áreas, buscando garantir um clima favorável para o cumprimento da missão da organização e o alcance dos resultados desejados;
  • Buscar entender com profundidade o negócio, atual e futuros, da empresa;
  • Saber lidar com indicadores e métricas, transformando-os esta gama de dados em informações estratégicas para a tomada de decisões;
  • Desenhar planos que integrem o RH com as demais áreas de negócios, buscando gerar ganhos para todos.
  • Ter a capacidade de se comunicar de forma efetiva para exercer a função de elo entre diferentes áreas da;
  • Colocar em execução todos os planos, definindo as ações e as etapas necessárias para concretizá-las;
  • Se relacionar adequadamente com diferentes públicos, como colaboradores, gestores e investidores;
  • Saber mapear situações de riscos que possam comprometer o resultado da empresa.

E o quais os requisitos que organizações que tem esta função definem para contratação?

  • Graduação em RH, Administração, Psicologia ou áreas afins. Desejável pós-graduação;
  • Inglês avançado ou fluente;
  • Desejável uma Certificação Coach, Analista de Perfil e Recrutamento e Seleção;
  • Conhecer muito bem o funcionamento e os subsistemas de RH;
  • Dominar as técnicas desenvolvimento e de treinamento;

Você tem condições para se candidatar a esta função? Se responder SIM então se prepare para esta função fortalecendo seu autoconhecimento como ponto de partida.

E para sua empresa o que mudaria ter este profissional em seu quadro? A CCM a entender melhor os benefícios deste colaborador, selecioná-lo com ferramentas cientificamente comprovadas, desenvolver profissionais internos para assumir esta função de Business Partner.

e você leu este arquivo até o final eu espero ter ajudado. E se tiver mais dúvidas entre em contato.

Heraldo Conde - Diretor executivo da CCM Management e Instituto Futuro Pleno.