Não mate o mensageiro, mas provavelmente tudo que sabemos sobre engajamento esteja errado.

24/08/2021

Se seu sentimento é que seus empregados não estão engajados no trabalho, você pode estar cometendo esses erros comuns.

Uma das maiores lições que o mundo corporativo provavelmente aprendeu em 2020 foi que o envolvimento dos empregados na análise para aumentar o engajamento é primordial. Eles são os atores principais.

Quando a crise global provocada pela epidemia da Covid-19 nos atingiu e forçou os empregados a se isolarem socialmente, os erros sobre conceitos e crenças que tínhamos até então sobre engajamento tornaram-se óbvios, à medida que as empresas realizavam a transição na forma de trabalho sede-trabalho remoto.

Ao realizarem a mudança muitas empresas priorizaram seus programas de engajamento de forma que garantissem que a saúde e o bem-estar dos empregados estivessem no centro de sua estratégia da gestão de talentos. A Zoom por exemplo, expandiu seu benefício de bem-estar corporativo oferecendo eventos virtuais aos empregados. Como resultado, figuraram como a empresa com maior conceito em engajamento e desenvolvimento dos empregados pelo Drucker Institute.

Mas mesmo com o acerto da Zoom, muitas outras erraram completamente o alvo quando trataram do absenteísmo.

Querem saber como?

Deixando de medir o engajamento dos empregados ou medindo-o em nível de grupo. A pesquisa da HR.com mostra que este foi um erro em 46% de empresas pesquisadas, em 2019.

Se você estiver examinando como grupo toda a sua força de trabalho, poderá compreender as tendências de engajamento e os pontos fracos, mas isso não fornecerá dados claros que ajudem a empresa a lidar de forma assertiva com a falta de engajamento no nível individual, o que é mais importante para a produtividade.

Mas tirando os problemas e tristezas pela pandemia, ela trouxe um aspecto positivo às organizações: a liderança começou a ter clareza e entender, infelizmente não todos ainda, a importância do engajamento dos empregados de uma forma que nunca haviam feito antes. O isolamento tornou impossível para a maioria dos líderes observar o engajamento de seus empregados ou a produtividade da maneira tradicional, antiga. Isso os forçou a revisitar suas crenças, seus entendimentos e perspectivas sobre engajamento e produtividade. E isto veio à tona em uma mesa redonda virtual em 2020 realizada pela Gallup com 150 diretores de Gestão de Pessoas de grandes corporações. Estes executivos perceberam que estavam cometendo erros críticos nas ações de engajamento dos empregados, então abandonaram sua obsessão com desempenho para se concentrar na "confiança".

Sim você leu certo: CONFIANÇA.

Estes líderes tiveram a clareza que o engajamento passa pela confiança do empregador nos empregados e vice-versa, e que o resultado desta relação é de extrema importância para seus resultados corporativos. Ao invés de pensar no engajamento dos empregados como um conceito de grupo fortemente influenciado pelo gerente, eles perceberam que o engajamento é um estado de espírito individual. Estar engajado é um fenômeno psicológico que é impulsionado pelas expectativas e motivações dos empregados, além das boas práticas de lideranças e gestão.

Ter o engajamento da equipe exige que o empregador se interesse pelo que o empregado se preocupa e o que ele gosta ou gostaria de fazer. Garantir que os interesses e bem-estar do empregado estejam alinhados à função que ele desempenha é fundamental, principalmente em um mercado de trabalho onde é difícil encontrar talentos.

Então como melhorar o engajamento dos empregados em 2021

Os líderes precisam dedicar um tempo para entender as expectativas, necessidades, prioridades e aspirações de cada empregados. O aumento do engajamento individual e da produtividade resultam de uma situação ganha-ganha tanto para os empregados quanto para o empregador.

A falta de engajamento nem sempre é óbvia quando você mede em nível de grupo, então concentre-se em realmente entender e envolver os empregados:

1. Analise como conectar as necessidades dos empregados aos objetivos da empresa

Se você deseja aprender como melhorar o engajamento dos empregados, avalie os empregados individualmente.

Soluções de tamanho único, global, funcionarão apenas para uma porcentagem de sua força de trabalho. No entanto, uma abordagem individual garantirá que os empregados tenham o que precisam para se sentirem conectados e importantes para a sua empresa como um todo. Pode-se conseguir isso formando um ponto de conexão entre o que os empregados precisam e o que sua empresa espera alcançar. Existem assessments que buscam identificar como cada pessoa se sente na empresa e como contribui para os objetivos corporativos. Use estas informações para alinhar as ações necessárias.

2. Escute as pontas para entender o envolvimento dos empregados

A maioria dos líderes de topo acreditam e confiam na média gerência para garantir que os empregados estejam engajados em seu trabalho, mas o engajamento no trabalho é afetado por muitos fatores diferentes. Vários deles não podem ser trabalhados por gerentes, porque são do indivíduo. É por isso que é necessária uma abordagem individualizada. Devemos escutar as pontas.

Não cabe apenas ao gerente a responsabilidade total pelo engajamento dos empregados, é necessário levar em consideração as várias expectativas individuais que os empregados querem atingir. Os gerentes não podem incentivar os empregados a priorizar seu bem-estar sem lhes dar tempo suficiente para que isto aconteça. Os dois devem trabalhar juntos para primeiro aumentar o engajamento e, em seguida, gerar resultados de negócios.

3. Pergunte a seus empregados sobre suas expectativas profissionais e meça seu nível de realização

Agora que você entende o papel que os trabalhadores desempenham, é necessário fazer as perguntas certas sobre o envolvimento dos empregados.

  • Quais são seus objetivos profissionais mais importantes?
  • As metas estão cumpridas em sua função atual?
  • Se não, os objetivos são realistas?
  • O empregado possui os comportamentos necessários para o sucesso e a empresa tem uma oportunidade de correspondência?

Conversar com empregados sobre suas expectativas profissionais e quaisquer desafios potenciais, ajudará você a identificar os comportamentos únicos que impulsionam o engajamento, a produtividade e a retenção.

Muitos empregados esperam progredir em suas empresas, mas o progresso parece diferente para cada pessoa. É preciso descobrir, perguntando, o que é "progresso ou desenvolvimento". Depois com estas informações pode-se determinar se há espaço para crescimento com base na posição e no comportamento dos empregados. Por meio destas ações pode-se criar um diálogo mútuo e benéfico sobre o alinhamento entre as expectativas de emprego e os objetivos da empresa.

De acordo com a empresa Salesforce os empregados que se sentem ouvidos têm 4,6 vezes mais chances de ter o melhor desempenho.

O assunto sobre engajamento dos empregados tem sido um assunto corriqueiro nas organizações por muitos anos, mas com a pandemia, este assunto colocou-se à frente e no centro da importância das empresas. Agora, os empregadores estão conversando ativamente com os empregados sobre engajamento e realização no trabalho.