NÃO CONFIO NO MEU GRUPO DE LÍDERES.

12/08/2021

CEOs começam a perder a paciência com sua equipe de líderes seniores e com a média gerência. Apenas 41% classificaram seus líderes seniores como eficazes, como mostrado na recente pesquisa conduzida pela DDI, uma empresa de consultoria de liderança. Uma das partes mais difíceis do papel deste líder de topo é entender rapidamente com quem ele pode contar. Eles estão inquietos sobre a qualidade na gestão de sua liderança inferior.

No artigo estes líderes de topo questionam se seus líderes de linha de frente e de nível médio terão sucesso em referência às necessidades da empresa. Não foram apenas CEOs experientes que disseram isso - CEOs recém-formados internamente disseram que rapidamente começaram a perder a confiança na eficácia de outros líderes em suas empresas, uma tendência em espiral que só piora com o passar dos anos. Em geral, esta desconfiança aparece aproximadamente em seis meses após assumirem o cargo.

Mas o que pode levar a esta falta de confiança?

O pouco tempo para avaliação. Para os CEOs contratados externamente a maior dificuldade é conhecer suas equipes rapidamente e começar a avaliar o desempenho de cada. Já para os CEOs promovidos internamente enfrentam desafios diferentes, como avaliar seus relacionamentos internos na empresa e descobrir se seus "ex-pares" podem ajudá-los em sua nova função.

Este pouco tempo para os CEOs avaliarem totalmente suas equipes, fazem com que a confiança caia à medida que eles adquirem uma compreensão mais profunda das responsabilidades e do desempenho de sua equipe de líderes. Vale ressaltar que quando a liderança transmite baixa confiança, este mesmo sentimento ocorre com o restante da empresa, desde a liderança de nível médio até os funcionários de nível básico.

A falta de algumas habilidades de liderança vista pelos CEO´s impacta nas suas avaliações. Dentre elas, a pesquisa mostra como as mais mencionadas a empatia, inclusão e comunicação. A pesquisa mostra que essas habilidades são consideradas fundamentais para que a liderança conduza as equipes aos resultados das organizações.

Essas competências podem ser trabalhadas em treinamentos. Executivos de alto escalão que receberam treinamento em habilidades essenciais de liderança estavam entre os 5% com melhor desempenho financeiro em comparação com aqueles que não receberam treinamento.

Desenvolver talentos em um ambiente mutável. Se as organizações e seus líderes esperam prosperar em um mundo em constante mudança, executivos seniores precisam ter a capacidade de alinhar suas prioridades e encontrar maneiras de se tornarem mais confiantes no uso de seus talentos. Em muitos casos, eles podem precisar se concentrar em expandir o autoconhecimento para avaliar e desenvolver habilidades essenciais de liderança com auxílio processos de mentoring e coaching de alta qualidade.

Na sua empresa como está o seu nível de sua confiança nas suas equipes? Sabe como ajudá-los no desenvolvimento de suas forças e talentos?

Caso queira conversar mais sobre este assunto marque uma visita com a CCM e veja as alternativas para aumentar sua confiança, desenvolver seus líderes e ter melhores resultados.