MICROGERENCIANDO SUA EQUIPE? AINDA?

04/08/2021

MICROGERENCIANDO SUA EQUIPE? AINDA? SABE O PORQUÊ? QUER PARAR?

Quem lidera uma equipe já deve saber que o seu sucesso depende da capacidade da sua equipe em cumprirem suas metas e conclusão de suas tarefas com precisão e no prazo. Então, o sucesso de sua carreira está nas mãos de outras pessoas. Alguns líderes quando escutam esta colocação acabam ficando ansiosos, levando-os a assumirem um dos tipos de líderes mais prejudiciais para a equipe, para a empresa e para ele próprio: o Líder microgerenciador.

Mas como saber se está fazendo microgerenciamento?

Quando você verifica uma ou mais vezes ao dia se seus colaboradores diretos estão trabalhando, como estão progredindo e fazendo sugestões específicas sobre exatamente como fazer o que eles estão fazendo, então você está microgerenciando.

No momento que vivenciamos o home office vimos outros sinais de equipes sob microgerenciamento: quantidade exagerada de reuniões por dia.

Esse comportamento, negativo e improdutivo, enfraquece estressa fisicamente e mentalmente a equipes, cria frustração e torna sua equipe ainda mais dependente de sua opinião, tornando mais difícil para eles atingirem seus objetivos no tempo esperado.

Se você age microgerenciando provavelmente não tem confiança na capacidade de sua equipe concluir um trabalho. Você precisa ter clareza do que faz você sentir essa falta de confiança e, em seguida, trabalhar para superá-la. Um processo de autoconhecimento com um coach ou mentor experiente irá ajudar a você a elevar esta clareza e assumir novas atitudes para ser um líder mais eficaz.

Atenção para pontos que podem ajudar a minimizar o micro gerenciamento

DESENVOLVER HABILIDADES DA EQUIPE - Em alguns casos, o líder herdou uma equipe quando assumiu uma nova função, então é possível que não tenha as pessoas certas fazendo cada uma das tarefas. É crucial que seja dado a elas a oportunidade mostrarem que são capazes de realizar antes que você faça qualquer mudança.

Quando você visualizar que sua equipe, ou alguém pontual, está com problemas para concluir tarefas de maneira constante, é necessário definir um plano de desenvolvimento para eles. Exponha suas expectativas sobre o que eles devem ser capazes de fazer e discuta francamente onde eles sentem que seu desempenho pode melhorar e busque ajudá-los no desenvolvimento. Frequentemente, os membros da equipe precisam de mais treinamento do que admitem no início.

Conforme sua equipe é treinada, duas coisas acontecerão: primeiro, você identificará os colaboradores que continuam tendo dificuldades, apesar do treinamento. Para este, o perfil do colaborador precisa ser levantado para ajudá-lo a encontrar uma posição mais adequada aos seus talentos. Em segundo lugar, o líder ganhará confiança nos colaboradores que melhoram com o treinamento, e isso o ajudará a confiar que eles farão o trabalho que lhes foi atribuído.

A CARGA SOBRE SUA EQUIPE

Mesmo que a sua equipe tenha as pessoas certas fazendo as tarefas certas, poderá existir a situação que a equipe tenha mais trabalho do que podem realmente concluir. Muitas organizações tentam manter seu quadro de colaboradores o mais enxuto possível para reduzir despesas, custos.

Com equipes reduzidas duas coisas importantes precisam acontecer: primeiro, estabelecer prioridades razoáveis com sua equipe. Faça com que se concentrem nas tarefas mais importantes e deixe outras de menor prioridades para quando tiverem mais tempo. Dessa forma, não teremos um membro esperando tarefas sejam concluídas por outra pessoa para que inicie ou continue a sua tarefa.

Em segundo lugar, você terá que gerenciar para cima. Certifique-se de manter seu líder superior atualizado sobre o status das tarefas, dos projetos. Busque, com fatos e dados, obter permissão para contratar novos colaboradores. Na pior das hipóteses, trabalhe com o seu superior para estabelecer as prioridades, de forma que as tarefas que sua equipe não possa completar possam ser assumidas por outra pessoa.

OS HÁBITOS DE SUA EQUIPE

Se você, líder, exerce microgerenciamento já algum tempo, então influenciou os hábitos dos membros de sua equipe. Eles podem relutar em começar qualquer coisa sem verificar com você, por medo de que queira que as coisas sejam feitas de maneira diferente. Por outro lado, a equipe provavelmente se acostumou a pedir orientação e aguardar sua resposta antes de começar a trabalhar.

Precisa ser explícito de que está trabalhando para reduzir o microgerenciamento. Declare isto para eles sem medo do que eles pensarão. Diga-lhes que eles precisam assumir a responsabilidade de seguir em frente com as tarefas principais e que se você questionar a maneira como estão fazendo as coisas, eles devem lembrá-lo de que você pediu que tomassem a iniciativa.

SUA PRÓPRIA ANSIEDADE

Uma razão pela qual muitos microgerenciam é que estão ansiosos sobre como eles próprios serão avaliados pelos seus superiores. Quando dão uma tarefa para os membros de sua equipe, sentem que perderam o controle sobre como o trabalho é executado. É natural querer, as vezes inconscientemente, reafirmem seu controle para se sentir melhor sobre o andamento das tarefas. Você certamente precisará conferir o trabalho da equipe, mas deixe-os decidirem como realizar as tarefas, em vez de intervir. Diga o resultado que você espera, o prazo e pergunte sobre os recursos necessário, o como deve ser conduzido pela equipe.

Para reduzir sua ansiedade, o líder precisa começar a pensar na equipe como uma extensão de dele mesmo. Ou seja, precisa se familiarizar tão bem com as habilidades e personalidades dos membros de sua equipe quanto com as suas. Assim como aprendeu a confiar em suas próprias habilidades para ajudá-lo a atingir seus objetivos, deve trabalhar para garantir que pode confiar no trabalho de sua equipe.

Com o tempo, a ansiedade em relação à equipe deve diminuir. Se não, procure profissionais experientes em sua organização, ou fora, que sejam bons gerentes. Peça por ajuda. Aprenda com eles como interagir com sua equipe de forma mais eficaz. Quanto mais cedo aprender a parar de microgerenciar, maior será a probabilidade de avançar para um cargo de liderança mais significativo.

Se este artigo ajudou você a entender o problema e consequências da microgestão de uma curtida, envie para outras pessoas, faça um comentário.