TALENTO PARA MUDAR.

27/09/2021

Em algum momento de nossas vidas já tentamos mudar algo, seja carreira, um hábito, emprego ou mesmo de casa. Sabemos o quanto é difícil esse processo, mesmo que a mudança seja para fundamental para você atingir seu potencial, realizar objetivos ou melhorar sua vida seja no âmbito pessoal ou profissional.

Quem já experimentou um processo de mudança sabe que ela não acontece em único passo, precisamos de um esforço consciente e contínuo para obter sucesso. Fazer esse processo sozinho é mais pesado. Precisaremos de apoio de pai, mãe, mentor ou de um chefe, amigo ou líder religioso. Porém, não queira seguir o que os outros orientam ou esperar que façam por você. O caminho é seu e deverá ser percorrido por você em direção ao que você quer para sua vida.

Uma certeza: sua vida é curta para ficar fazendo a vida toda algo que você não gosta.

O primeiro passo é entrar em contato e ter clareza do que você quer para sua vida. É incrível como pessoas não sabem exatamente o que querem e acabam se perdendo no caminho para sua realização pessoal. Outras se conectam mais com preconceitos e suposições da sociedade ao seu redor e não fazem o que as deixaria feliz.

Para ir em direção ao futuro que você quer viver, você precisará ter muita clareza do que quer e o que fará com essa mudança. Qual é o atrator que te puxa em direção ao seu eu ideal? Isso é necessário porque, para se manter no caminho da mudança, você passará por vários desafios como: superar o medo de fazer algo novo, a angústia do erro e não se desviar com as ideias de pessoas que não acreditam que é possível.

Para definir claramente o cenário futuro que você quer viver, você precisará ouvir sua voz interior, e ainda buscar informações, analisar possibilidades. Escute pessoas, mas tome suas próprias decisões.

Definido o que você realmente quer, é hora de entender onde está hoje. Qual o aspecto da sua vida que já está funcionando? E em que área você precisa melhorar? Cuidado para não ser crítico demais com você. Você pode também pedir feedback de amigos, mas você corre o risco de ficar com a visão deles. Uma boa alternativa é usar instrumentos como o ADV - Advanced Insights Profile da Innermetrix, que lhe ajuda a ter clareza do seu perfil comportamental, dos seus motivadores e como você toma decisões, de uma forma segura com base em conhecimentos científicos.

Aqui você precisa ter cuidado para não se focar apenas ou principalmente em fraquezas. Com muita frequência, as pessoas exploram o crescimento ou o desenvolvimento concentrando-se no que consideram pontos fracos. Há uma suposição de que podemos "sair bem o suficiente" se melhorarmos algo que não está bom. Essa estratégia é equivocada e pode resultar em um sentimento de fracasso, porque se já é desafiador desenvolver um talento, imagina começar algo do zero. Pode ser que você nunca chegue à maestria. O mais importante é você usar o que já tem de bom e ir melhorando o que precisa no caminho.

Em seguida vem o roteiro de aprendizado. Faça um plano para você que lhe deixe motivada focando possibilidades futuras para trazer esperança. Quando entrar em ação precisará da sua equipe de apoio. Uma mudança não é realizada sem apoio de pessoas que nos amam e querem ver nosso desenvolvimento. Você precisará se suporte emocional e de feedbacks honestos pelo caminho e precisará também de pessoas que lhe inspirem. Nesse momento, o papel de um mentor ou de um coach é muito importante. Esses profissionais entendem de motivação e comportamento para dar suporte a você em situações onde manter o foco for mais difícil.

Essas orientações estão baseadas nos estudos de Boyatizis, passaram pela validação da ciência o que aumenta suas chances de alcançar resultado.

Então o que está esperando, comece agora mesmo.

Se você é líder de uma equipe, seja ela familiar ou empresarial, seu trabalho mais importante é ajudar aqueles a seu redor a atingir seu mais alto potencial. Use essas ideias para ajudar pessoas.

Se você gostou dessas orientações e acredita que outras pessoas precisam delas, compartilhe, indique.

Deixe aqui seus comentários.