ESTOU EXPANDINDO MEU NEGÓCIO, MAS QUE DESAFIOS TEREI PELA FRENTE.

17/08/2021

Por trás de todo processo de expansão empresarial os líderes de topo precisam ter clareza que é comum precisar lidar com situações que podem atrapalhar o andamento das estratégias desenvolvidas. Sendo necessário um trabalho para prever alguns desses desafios e se preparar para minimizar seus riscos com ações adequadas.

Independendo do tamanho ou ramo de negócio é natural que uma determinada situação seja necessário pensar em expandir os negócios. Seja para atender um aumento de clientes ou aumentar o mix de produtos e serviços. Para isto, o crescimento precisa ser pensado, analisado e planejado para que seja possível de ser realizado, sabendo dos riscos, e principalmente que traga resultados sustentáveis.

É quais as dificuldades mais comuns em processos para expandir que poderei encontrar?

Selecionamos alguns para quem esteja nesta situação e possa ajudar no aumento da clareza do que enfrentará na transição/expansão com eficiência e de forma sustentável. Confira!

  • Determine que tipo de expansão será realizada.

Existem diversas possibilidades para realizar o crescimento de seu negócio, como por exemplo a abertura de nova filial, abertura do capital para novos sócios - operadores ou financeiros, novos canais de vendas e aumento do mix de produtos. É primordial definir qual é a forma mais adequada para o seu negócio, levando em consideração o seu perfil de gestão e liderança, o perfil do seu público-alvo, novo perfil de colaboradores, novas legislações, tributações entre outras importantes considerações.

  • É inevitável fazer a expansão agora?

Aqui muitos líderes travam quando tem que responder esta pergunta. Qual o seu momento certo em que sua empresa poderá apostar em uma expansão? Considere primeiramente, o que você, sua estrutura, seus colaboradores e todo o seu negócio precisam consolidar, ter estabilidade antes de se aventurar nos novos desafios de uma expansão.

Analise seus indicadores de gestão, eles vão ajudar a avaliar a maturidade da empresa, ou seja, se ela já está preparada, organizada e principalmente sadia financeiramente para lidar com uma expansão.

  • Expanda sem perder a qualidade.

Um erro fatal que normalmente comprometer todo um investimento em expansões e que chega a quebrar empresas é a diminuição da qualidade dos produtos e/ou serviços fornecidos quando expandem. Normalmente isto acontece pelo crescimento maior do que o planejado, muitas vezes a qualidade cai, porque não nos investimos na capacitação de nossas equipes ou não trouxemos outros mais preparados para tocar a expansão ou não conseguimos dar o suporte necessário para atender a demanda.

Com isso, é primordial que conheçamos nossos líderes e nossas equipes, e que eles estejam preparados para as mudanças e a expansão irá exigir de todos.

  • Mudar seu patamar de liderança. Lidere a empresa em todas as áreas

Mesmo treinado todas as equipes para enfrentarem a expansão, se a liderança não estiver presente, preparada e unida, a equipe pode se sentir desmotivada com a falta de rumos do negócio. Por isso, invista em ser líder. Aumente sua clareza de suas forças, de seus talentos, de seus motivadores, e quais habilidades e competências precisam ser desenvolvidas para liderar ao sucesso seu negócio. Será preciso entender como as áreas operam e se interrelacionam entre elas para ter sucesso na sua expansão. Deixe de ser o chefe tradicional.

  • Continuar crescendo, mesmo em crises.

Em épocas de crises que impactam no mercado, é mais difícil se convencer, e outros, que investir em uma expansão pode ser o ponto de crescimento necessário. Análise todo o novo cenário, planeje estratégias que possam trazer resultados mesmo diante de obstáculos econômicos, identifique novas possibilidades de negócios em outros mercados e aposte em diversificar o que a empresa já oferece.

  • Organizar os processos da empresa

Outro grande desafio para empresas é iniciam uma expansão e sem estar com suas políticas, seus processos e procedimento escritos ou atualizados e que todos tenham sido treinados. Ter processo definidos, atualizados e que todos saibam não está atrelado ao tamanho da empresa, mas sim à estrutura e a forma de gestão que precisará ter. Dentro deste processo devemos ainda ter escrito o proposito, a missão, os valores e a visão da empresa, resgatando o seu DNA. E tudo isto tem que ser difundido diariamente por seus líderes.

Bem senhores líderes os desafios estão ai e outros mais apareceram, mas se vocês tiverem clareza para onde querem chegar, do potencial de todos os envolvidos, vocês poderão minimizar os impactos das dificuldades possíveis. Confiem em vocês, se preparem e sigam em frente ao caminho do sucesso.

Caso este assunto tenha vindo em um momento, seu, propicio e queiram maiores informações sobre este assunto e como trabalhar para se preparar, agende uma visita ou uma reunião conosco da CCM e veja como podem se preparar.

Visite a CCM: www.ccmcoaching.com