ACELERE SEUS RESULTADOS ATRAVÉS DE SUAS FORÇAS.

26/03/2021




Diariamente podemos observar que a maioria dos comentários realizados acentuam o negativo de alguém ou de alguma situação. Nas organizações as avaliações formais, tradicionais, dos colaboradores, as análises focam invariavelmente em "oportunidades de melhoria", mesmo que a avaliação geral seja elogiosa. Estudos atuais mostram que as pessoas prestam muita atenção a informações negativas. Vejamos, quando solicitados a recordar eventos emocionais importantes, as pessoas lembram-se de quatro memórias negativas para cada positiva. Não admira que a maioria dos líderes dê e receba avaliações de desempenho com o entusiasmo de uma criança a caminho do médico ou dentista.

O feedback corretivo tradicional tem seu lugar, é claro; toda organização deve trabalhar os colaboradores com falhas e garantir que todos tenham um nível de competência esperado. Infelizmente, o feedback que soluciona as falhas pode levar os gerentes talentosos a investirem demais no escoramento ou no trabalho sobre as fraquezas percebidas, ou forçando-se a adotar um modelo inadequado. Ironicamente, esse foco em áreas problemáticas impede que as empresas obtenham o melhor desempenho de seu pessoal. Afinal, é raro jogador de futebol que seja igualmente bom em todas as posições. Por que um zagueiro, natural, deve trabalhar para desenvolver suas habilidades como centro-avante?

A alternativa, como sugeriram os pesquisadores Marcus Buckingham, Donald Clifton, da Gallup Organization, é desenvolver a excelência do zagueiro, identificando e aproveitando suas forças únicas. É um paradoxo da psicologia humana que as pessoas ao receberem uma enxurrada de críticas, elas possam alcançar mudanças produtivas mais rapidamente, pura ilusão. Com críticas, na maioria das vezes, nos tornamos defensivos e, portanto, improvável de apresentar mudanças rápidas, enquanto recebendo elogio dos nossos pontos fortes balanceados com os pontos a melhorar nos produz confiança e o desejo de apresentar um melhor desempenho a frente. Líderes e equipe que potencializam seus pontos fortes podem alcançar maiores resultados e mais rapidamente. Essa abordagem positiva não pretende ignorar ou negar os problemas que os mecanismos tradicionais de feedback identificam. Em vez disso, oferece uma experiência de feedback diferenciada e exclusiva que contrabalança e diminui a entrada negativa. Ele permite que os líderes aproveitem os pontos fortes dos quais eles podem ou não estar conscientes e, assim, contribuem mais para suas organizações.

Em outro momento falaremos das técnicas modernas de feedback que usam este balanceamento do uso do pontos forte e pontos de melhorias.

Um grande abraço.

Heraldo Conde / Diretor Executivo da CCM Management e Instituto futuro Pleno

Texto escrito com base no artigo "Como jogar com seus pontos forte" de Laura Morgan RobertsGretchen SpreitzerJane E. DuttonRobert E. QuinnEmily D. HeaphyBrianna Barker.