A PERGUNTA CERTA AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS COMPLEXOS.

19/04/2021




Se há uma coisa difícil de entender, é ouvir pessoas reclamando dos problemas que precisam resolver em seus ambientes de trabalhos.

É necessário entender que uma empresa existe porque alguém tem um problema que precisa ser resolvido. Nem nos damos contas que alguém precisa resolver como transportar alimentos, como cuidar de doentes, como conectar pessoas por pontes ou de forma virtual. O problema do potencial cliente é a oportunidade do empreendedor. Quem for contratado pelo empreendedor deverá ajudar a resolver uma parte do problema ou dar suporte para quem resolve. Tudo isso quer dizer que somos pagos para resolver problemas.

O melhor de tudo isso é que quanto mais problemas resolvemos, mais crescemos.

Ele nos desenvolve porque os problemas mudam cenários, demandando um esforço consciente para buscar conhecimentos e desenvolver novas habilidades como a resiliência e a criatividade Essas são soft skills mais valorizadas nos profissionais. A cada vez que elevamos o nível de complexidade dos problemas que somos capazes de resolver, melhor somos remunerados.

Então quem reclama de problema e não coloca esforço consciente para se desenvolver, está decidindo se manter no nível de vida que está.

Quem ocupa uma posição de liderança tem maior responsabilidade na resolução de problemas. Além disso, líderes precisam treinar suas equipes diariamente para resolverem problemas, caso contrário ficarão sobrecarregados e não desenvolverão suas equipes. Para isso uma habilidade é fundamental: aprender a fazer perguntas. Mas por que essa habilidade é importante?

Antes de responder, vamos lembrar que ao ficar pensando sobre o problema, focamos nos aspectos negativos da situação e o resultado é aumento do stress e da ansiedade, sentimento de fracasso e de impotência e a sensação de estar num beco sem saída. Nesses momentos é inútil ficar atolado nos detalhes. Precisamos do resultado e não a compreensão total sobre como ou por que as coisas se tornaram do jeito que são.

Precisamos mudar o padrão mental e as perguntas nos ajudam a tirar o pensamento do problema e colocar na solução.

Perguntas ajudam a expandir nossa compreensão e isso provoca olhar para o que ainda não estava tão claro. Vamos experimentar: pense em um problema que você esteja enfrentando. Você também pode experimentar com alguém ao seu lado que esteja reclamando de um problema. Comece perguntando se está tudo errado, ou há algo que esteja funcionado. Essa pergunta traz um alívio para a mente que estava focando nos aspectos negativos da situação. Depois diga para a pessoa imaginar que milagrosamente o problema desapareceu, o que estaria acontecendo? Essa pergunta colocará a pessoa no futuro. Quando a pessoa deixar claro o cenário quando o problema estiver resolvido, explore as diferenças. O que for surgindo já será o aminho para o plano de ação.

Essa técnica foi desenvolvida por Steve de Shazer e Insoo Kim Berg em 1982 em seus pacientes de psicoterapia, usando como base o trabalho do psiquiatra Milton Erickson e outros que investigavam a mente inconsciente como geradora de soluções. Essa técnica tem se mostrado muito eficaz para colocar foco em solução, em muitos ensaios científicos.

Então experimente. Quanto mais tempo você ficar parado sem analisar opções para a solução, deixar de tomar uma ação, mas tempo você irá sofrer em estar na situação na qual não quer ficar ou perderá oportunidades valiosas de desenvolver sua equipe.